O número de postos de trabalho formal fechados em 11 meses de 2020 foi de 1.442. O dado, que se refere aos período de janeiro a novembro, é do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho. O balanço de dezembro ainda não foi divulgado.
Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março
No período, 58,1 mil santa-marienses estavam empregados com carteira assinada. O número de demitidos equivale a 2,4% do total de trabalhadores formais (com carteira assinada).
Nos primeiros meses da pandemia, o pico de empregos perdidos no município foi entre março e julho, quando 2.899 postos de trabalho foi cortados em todos os setores - comércio, serviços, indústria, construção e agropecuário. A maior redução ocorreu no comércio e nos serviços: 2.659 pessoas foram demitidas no período, em torno de 9% do total de 29 mil empregados nesses dois setores.
Em 2020, cinemas de Santa Maria arrecadaram R$ 4 milhões a menos que em 2019
A recuperação dos empregos começou em agosto, crescendo mês a mês. Em novembro, por exemplo, a economia respirou com a admissão de 2 mil trabalhadores nos diferentes setores, contra 1.580 demitidos. O saldo foi de 480 postos de trabalho criados no mês (a diferença entre admitidos e demitidos).
A EVOLUÇÃO MENSAL DOS POSTOS DE TRABALHO ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO DE 2020 EM SANTA MARIA, CONFORME O CAGED: style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Fonte: Caged
O total de postos de trabalho de cada mês é resultado da diferença entre os trabalhadores admitidos e os demitidos. Quando há mais demissões que admissões, o saldo é negativo
RECUPERAÇÃO GRADUAL
O economista Alexandre Reis pondera que, apesar dessa melhora na economia, a recuperação dos empregos em Santa Maria será muito lenta e gradual. Em grande parte, porque a cidade ainda mantém sua raiz centrada na renda do serviço público. A isso, soma-se o investimento nas vendas pela internet, que exige mão de obra menor para o comércio.
Reis aponta que uma saída para a economia local pode ser o agronegócio, que representa uma renda significativa para o município, mas é um setor pouco explorado.
- Ainda não sabemos aproveitar bem isso, porque temos a raiz da administração pública e não fazemos políticas para a geração de emprego no agronegócio - afirma.
Pesquisa aponta que medo do desemprego cresceu entre os brasileiros
Para o economista, com se confirmar o anúncio do início da vacinação contra a Covid-19 em 25 de janeiro, em São Paulo, o mercado tenderá a reagir bem.
- Para o mercado irá gerar uma expectativa positiva, pois gera segurança. Para o emprego, isso é positivo - diz.
Por enquanto, Reis salienta que a retomada do emprego em Santa Maria será gradual. A cidade dependerá da vinda de novos investimentos para ampliar a oferta de trabalho. Nesse sentido, em 2021, ainda teremos taxas altas de desemprego.